terça-feira, maio 1

Exercício de palavras difíceis


The courage to act is the first challenge when someone wants to transpose the barrier of its own, But later, to know what we should make or what we should say it can be well more difficult. When we find somebody that shuts our thoughts, that steals our breath,… to find the words certain is an extraordinary exercise. But saying those words only with the eyes it should feels much better

A coragem de agir é o primeiro desafio que se põe quando queremos transpor a barreira de nós próprios, a paliçada que teimamos construir no caminho logo que vemos algo que não nos deixa avançar ou simplesmente a própria dificuldade do caminho.

Mas algo que vencido este primeiro teste à nossa motivação de viver é saber o que fazer ou então o que dizer. Por vezes conseguimos dar o passo mais difícil que é o primeiro e acabamos por deitar tudo a perder a seguir.
Talvez seja isso que me prenda mais... o estar diante do que fazer ou do que dizer.
Quando encontramos alguém que nos deixa mudo nos pensamentos, que nos rouba a respiração,... encontrar as palavras certas é um exercício extraordinário.
"Aquelas que aparecem no segundo exacto e que querem dizer exactamente o que queremos exprimir, que significam tal e qual o que desejamos transmitir, sem margem para erros, para mal entendidos, desajustes ou dúvidas.
Estas palavras são as mais difíceis de todas mas, também, as mais valiosas. São ajustadas, sem folga, nem aperto. São as palavras que nos saem do coração, livres e espontâneas. Simples e exactas.
Ter coragem para as dizer é admirável, mas saber ouvi-las é saber VIVer admiravelmente."
E não ter que as dizer, e trocá-las apenas com um olhar, deve saber admiravelmente bem.

Ana Margarida Oliveira, Joaquim Cannas - "Admirável Mundo" [Texto Editora]
Image: Escher - "Body of Union"