sexta-feira, janeiro 19

Ensaio ao Design (I) a propósito de...

At the company, we have been developing a new product for the French market. I think, we did a good work on its design because it is very influenced by the specific characteristics of the French design... It's neither the form, neither the function but the mixing of both, elevated by the fine details. They give a major attention to the detail's shape and the technology behind them which add most of the elegance to the form.
Na empresa, andámos a desenvolver um produto para o mercado francês. A muito custo lá vamos mentalizando a malta da necessidade de se apostar um pouco mais na fase de desenvolvimento, e, como responsáveis pelo design, na forma final do produto.
Sem gostar muito do resultado final (exclusivamente do meu gosto pessoal... não sei porquê, está esquisito) o que é certo é que se realizou um trabalho, desta vez, a primar pela qualidade; sobretudo tendo em conta o mercado a que se destina.
O Design, muito mais do que a forma como um todo, eleva o produto pelo desenho exclusivo, de índole extremamente técnica e dando um maior realce aos aspectos tecnológicos, dos pequenos pormenores que aqui e ali o tornam verdadeiramente diferente.
E neste caso, penso que temos condições para sermos bem sucedidos porque este estilo vai muito ao encontro daquele que é o design francês. Este, caso venha a ter sucesso, poderá ser um exemplo tipo, no nosso país (porque noutros, este paleio, é estar a ensinar o Padre-Nosso ao cura), da importância do design como valor acrescentado para aceitação e utilização do produto, mas também, senão mais importante, de o contextualizar no mercado e na tipificação da sociedade em que vai ser inserido.
Como alguém que tem uma tara... quase mania... pelos productos de design francês, sinto um conforto especial neste reconhecimento de estar a ir ao encontro de uma filosofia de vida muito própria, de um estilo muito particular de VIVer com as 'coisas'...

Etiquetas: